segunda-feira, 12 de novembro de 2007

ALIMENTAÇÃO


O QUE É FOME ?



Objetivo 1:Compreender por que precisamos de alimentos



Conteúdo



A cadeia alimentar começa com as plantas e os animais menores, passa pelos animais maiores até chegar aos seres humanos.



Atividades


Peça às crianças que pensem em algum animal que não precise de alimentação.
Circule entre elas ou mostre-lhes a figura Todos nós precisamos de alimentos e oriente-as para que listem oralmente ou por escrito os alimentos comidos pelas pessoas e animais que aparecem no desenho. A figura pode ser também colorida.
Discuta com as crianças que todos os animais e pessoas representados na imagem Todos nós precisamos de alimentos comem alimentos diferentes e necessitam nutrientes diferentes, mas todos necessitam nutrientes para manter-se saudáveis.

A cadeia alimentar pode ser representada solicitando-se às crianças que desenhem uma pequena imagem de uma planta, um peixe, um animal pequeno, um animal grande, ou uma pessoa e que prendam o desenho na roupa ou o mantenham na mão.

Objetivo 2:Saber que precisamos de muitos alimentos diferentes


Conteúdo

Mesmo se dispomos de alimentos suficientes para atender às nossas necessidades energéticas, é possível que não tenhamos boa saúde se não conseguirmos os diferentes alimentos que necessitamos. Dado que os distintos nutrientes se encontram em alimentos diferentes, devemos ter acesso a muitos alimentos diferentes para obtermos tudo aquilo que necessitamo.



Atividades


Diga às crianças que as pessoas das distintas regiões do mundo têm formas diferentes de alimentar-se. Faça circular entre as crianças ou exiba a figura.
Nós precisamos de muitos alimentos diferentes e descreva a refeição que foi servida a essa família. Ela é composta de uma grande quantidade de um alimento básico.
Pergunte às crianças de que alimento se trata (arroz, mandioca ou batata) e que outros alimentos vêem em quantidades menores (frutas, carnes, verduras ou molhos).
Diga aos alunos que é deste modo que se alimenta a maior parte das pessoas do mundo. às crianças como é a alimentação delas e se também consomem um alimento básico acompanhado de quantidades menores de outros alimentos, igual à família da figura.

Utilizando a figura como referência, peça às crianças que confeccionem uma lista dos alimentos básicos e complementares locais. Peça a eles que listem os alimentos complementares de que podem se lembrar e explique que dispor de muitos alimentos diferentes ajuda a manter a saúde e a crescer.
Sua própria versão da figura disponibilizada pode ser criada a partir de um desenho ou recortando fotos e figuras de alimentos básicos e complementares locais.





Objetivo 3: Saber quem são os que passam fome no mundo



Conteúdo


A fome existe por muitas razões. Fome significa não dispor da variedade de alimentos necessários, em quantidade suficiente, para satisfazer nossas necessidades nutricionais. A fome é um problema em todo o mundo. Em todos os países e regiões existem pessoas que não têm alimentos suficientes.

Atividades


Mostre a imagem Mapa da fome no mundo, que indica áreas com problemas graves de fome e desnutrição.
eça às crianças que pensem em um mundo onde todas as pessoas disponham de alimentos suficientes.
Peça aos alunos que façam um desenho desse mundo onde há alimentos abundantes e não existe fome e coloque-os em exposição em espaços da escola ou em prédios públicos da comunidade.
Diga aos alunos que as pessoas podem passar fome por muitas razões, e que é necessário um grande empenho para se resolver o problema.

domingo, 4 de novembro de 2007

ATIVIDADES

Nó Maluco

Faz-se a roda e todos estendem os braços para frente e ao sinal do monitor, a roda se fecha e cada pessoa deve segurar duas outras mãos (seja de quem for). Cada mão segura (uma) outra, ou seja, uma mão não pode estar segurando outras duas por exemplo.
O Objetivo é desatar o nó que se forma, sem soltar em momento algum as mãos.


A Caçada

Nos quatro cantos de uma quadra existiram quatro tipos de animais e ao centro está o caçador, como mostra o esquema: Um dos jogadores será escolhido para ser o caçador, os outros divididos em quatro grupos de animais, sendo que cada animal tem o seu canto. O caçador permanece ao centro.Dado o sinal de início, um monitor, gritará o nome de dois bichos e todos representantes desta espécie deverão trocar de lugar. O caçador irá persegui-los e todos que forem pegos terão pontos a menos para sua equipe!Faremos isso várias vezes, algumas com mais de um caçador, e ao final contaremos os pontos de cada equipe.



Númerobol


Crianças sentadas paralelamente às linhas laterais da quadra formando uma fileira, divididas em 2 equipes de número de integrantes igual. Cada criança receberá uma numeração, na ordem da fileira, de “1” até “10” por exemplo.


O mesmo para a outra equipe.No centro haverá uma bola e ao sinal do monitor, que gritará um número, por exemplo “7”, as duas crianças – uma de cada equipe – devem sair da fileira e ambas tentarão marcar um gol ou fazer uma cesta, etc. E assim por diante.


Pode-se utilizar também panos e as crianças, com cabinhos de vassoura, devem tentar marcar um “gol” por entre as pernas de uma cadeira, por exemplo.



Nunca Três

Forma-se um grande círculo com duplas, onde uma criança ficará atrás de seu respectivo par, de frente para o centro do círculo. No centro haverá o pegador e o fugitivo.
Ao sinal do monitor o pegador deve procurar apanhar o fugitivo, que deve fugir e nunca sair de dentro do círculo, ou seja, não vale correr por fora ou por trás das duplas, que estarão sentadas.
O fugitivo, quando desejar, pode sentar-se atrás de uma dupla qualquer e quando isto acontecer, o pegador será agora o novo fugitivo e a criança que estava sentada (a criança da frente da dupla) será o novo pegador. E assim conseqüentemente.

Forma letras e números

As crianças estarão espalhadas pelo espaço, caminhando livremente.
Ao comando do monitor, como por exemplo: “grupo de 3”, as crianças devem formar trios e assim por diante (“dupla”, “4”, “7”, “2 com as mãos na parede”, “5 com a mão no ombro”, “7 com a mão no pé”, etc).
Quem sobra na formação de cada grupo é eliminado da brincadeira.